sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

AS ABELHAS ESTÃO SUMINDO.

Síndrome misteriosa faz bilhões de abelhas abandonarem suas colméias e desaparecer sem deixar rastros. Mas os cientistas acabam de descobrir qual o motivo.

Tudo está bem na colméia. Milhares de abelhas, cada uma com sua função, trabalham numa harmonia perfeita. Até que algo estranho acontece. Sem motivo aparente, as abelhas surtam: simplesmente abandonam a colméia, deixando para trás suas larvas, para nunca mais voltar.

Ninguém sabe para onde elas foram, nem se ainda estão vivas – pois não há rastros ou insetos mortos nos arredores da colméia.

É um comportamento muito estranho e que está se espalhando pelo mundo: as abelhas de 10 países já apresentaram essa síndrome, que foi batizada de colony collapse disorder (“desordem de colapso de colônia”).

Só nos EUA, o lugar mais afetado pela doença, 50 bilhões de abelhas sumiram, esvaziando 40% das colméias do país. Os primeiros casos da síndrome apareceram em 2006, mas só agora os cientistas descobriram o que está fazendo as abelhas fugirem. “É uma infecção por vírus, que danifica o código genético dos insetos”, afirma a entomóloga May Berenbaum, da Universidade de Illinois.

Esse vírus, que ainda não foi isolado, causa modificações em 65 genes dos insetos – e isso é que estaria provocando o comportamento bizarro das abelhas, cujo desaparecimento pode ter conseqüências muito mais graves do que a falta de mel.

A explicação foi publicada na revista Science. Pesquisadores da Universidade Estadual da

Pensilvânia acreditam que o culpado poder ser um vírus chamado pela sigla em inglês IAPV, que faz com que as abelhas percam o sentido de orientação. Assim elas simplesmente se perdem e não voltam para a colméia.

As abelhas são vitais até para aqueles que não gostam de mel. Elas polinizam cerca de 90 tipos de frutas e vegetais. Sem as abelhas a proliferação dessas espécies vegetais está ameaçada - vai piorar a vida para os humanos.

As razões ainda são um mistério. O que há são especulações. Uma das possibilidades é que estejam sucumbindo a algum parasita desconhecido. Há outras hipóteses: o uso indiscriminado de pesticidas nas plantações, lavouras transgênicas e até o momento o aquecimento global estão na lista de possibilidades. Ainda não se conhece a exata dimensão do problema.

As abelhas são responsáveis pela polinização de mais da metade das 240 mil espécies da plantas floríferas que existem no mundo. Sem as abelhas, essas plantas não teriam como se reproduzir e sobreviver.

“Tudo acontece conforme a natureza”. Hipócrates.


*Se um mundo sem abelhas já seria ruim, imagine sem flores.
Há coisas que vêm juntos... Sem estarem juntas... Abelhas e flores! JL.

Um comentário:

  1. Tá ... mas o que provocou o surgimento ou o fortalecimento letal desse vírus ? desevdemos pois ...

    ResponderExcluir