domingo, 20 de dezembro de 2009

SPIRULINA - A Terapia Azul e Verde.

 Vários estudos mostram que a spirulina ou os seus extractos podem evitar ou inibir o câncer em seres humanos e em animais.

A Spirulina tem vindo a ganhar cada vez maior atenção por parte dos cientistas médicos como um produto nutracêutico (alimento com propriedades medicinais) e como possível fonte de produtos farmacêuticos.

Há novos estudos científicos sobre a capacidade da Spirulina na inbição de desenvolvimento dos vírus, fortalecendo ambos os ramos, humoral e celular do sistema imunitário e causando a diminuição e mesmo a inibição de certo tipo de câncer. Embora estes estudos sejam preliminares e ainda haja necessidade de uma maior investigação científica, os resultados obtidos até agora são entusiasmantes.

O que é Spirulina?

A Spirulina é uma Alga Planctónica, azul – verde, que se encontra nas águas alcalinas dos lagos vulcânicas.
Possui uma capacidade extraordinária de sobreviver em condições impossíveis para outras algas. Como era de esperar, tem um perfil nutricional invulgarmente alto. A Spirulina é um alimento tradicional de alguns habitantes de África e do México.
A Spirulina tem 62% de aminoácidos, sendo a mais rica fonte natural de vitamina B-12, e outras vitaminas, minerais tipo cálcio, magnésio, iodo, etc..., olioelementos e proteínas. Contém igualmente todo o espectro de fitopigmentos como os carotenos mistos e a xantofila. Milhões de pessoas em todo o mundo ingerem Spirulina cultivadas cientificamente em quinta de algas. Anualmente a produção de Spirulina para a alimentaçaõ humana é de cerca de 100.000 toneladas. O EUA lideram o mercado seguidos pela Tailândia, Índia e China.

Efeitos Anti-Cancerígenos:

Vários estudos mostram que a Spirulina ou os seus extratos podem evitar ou inibir o câncer em seres humanos e em animais.
Pensa-se que algumas das formas vulgares de câncer são os resultados de uma desregulação do ADN que descontrola as células, causando um crescimento anormal das que sofreram mutações. Os biólogos desenvolveram um sistema de enzimas especiais, chamadas endonucleases, que reparam o ADN danificado, para manter as células saudáveis. Quando estas enzimas são desativadas, por radiações ou toxinas, os erros no ADN fiam por reparar e o cancro pode desenvolver-se.
Este foi o motivo de vários estudos científicos efetuados com fumadores e em animais com cânceres induzidos, que revelaram níveis altos de inibição de alguns tipos de câncer importante.
Os indivíduos estudados eram suplementos com Spirulina integral ou tratados com extratos aquosos. Tomar um extrato de Spirulina pode ter efeitos positivos no combate às células cancerosas.
A Spirulina contém citoquinas, isto é, agentes que combatem infecções. Deste modo, a Spirulina fortalece as nossas defesas no combate aos agentes patogênicos que provocam as doenças.
Foi descoberto também que a Spirulina pode fazer regredir os efeitos degenerativos cerebrais causados pelo envelhecimento.

Benefícios para a saúde:

*Diminuição dos níveis de colesterol – Conjuntamente com uma dieta equilibrada, ajuda a manter o nível de colesterol equilibrado.

*Diabetes e Obesidade – Os investigadores descobriram que uma fração hidrossolúvel de Spirulina, em jejum, é eficaz na diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

*Controle da Obesidade – Mostrou que bastou uma dose de Spirulina três vezes por dia, durante um mês, para que houvesse uma redução de peso significativa nos pacientes obesos.

*Aumento da imunidade / Problemas cardiovasculares.

*Excelente fonte de proteínas.

* Rico em minerais como: cálcio, magnêsio, iodo, fóforo, zinco...

Conclusão:

Apesar de até agora, terem sido efetuados relativamente poucos trabalhos científicos com a Spirulina, na saúde humana, a evidência é já clara: a Spirulina tem potencial terapêutico no fortalecimento do sistema imunitário, como agente anticancerígeno e antiviral e ainda na redução do colesterol e nas desintoxicações intestinal e renal.

Spirulina tem vindo já há algum tempo, a ser usada em novas abordagens terapêuticas, com resultados muito prometedores e desprovida de qualquer efeito secundário. Fornece um apoio nutricional único na promoção da saúde e simultaneamente na prevenção da doença.


*As algas foram dos primeiros alimentos a ser consumidos pelo homem!
*Excelente fonte de minerais...! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário