segunda-feira, 12 de abril de 2010

RON MUECK - Escultura Hiperrealista Monumental.


Australiano, nascido em Melbourne em 1958, Ron Mueck cresceu vendo os pais construírem brinquedos. 
Aprendeu! Fazia os seus. Da infância à adolescência desenvolveu habilidade manual e criativa. Fazia títere e se tornou titiriteiro. Dos títeres passou a criar bonecos em tamanhos vários para publicidade.
Além dos bonecos sempre que havia necessidade de se ter uma réplica de um objeto em escala menor ou maior, Mueck era requisitado. Os que o procuravam sabiam que as réplicas criadas por ele eram perfeitas. Suas figuras não deviam nada aos hiper-realistas norte-americanos.
Estavam à altura de Duane Hanson e de John de Andrea. Embora soubesse que eram obras de arte, em nenhum momento as considerou como tal. Tão pouco assumiu a postura de artista. Tinha tudo para fazê-lo. Não fez. Dos títeres, dos bonecos, das réplicas, passou aos efeitos especiais. Foi de vento em polpa. Chegou aos Estados Unidos. Lá, durante seis meses colaborou com efeitos especiais no Muppet Show e em Sesame Street. Antes de seguir para Londres em 84.
Em Londres, Dreamchild de 1985 e Labyrinth, 1986, com David Bowie, também contaram com a sua participação. Mas, não foi com esse trabalho que Ron Mueck se tornou famoso. Isso só iria acontecer dez anos depois.
*Ro Mueck, cresceu vendo os pais construírem brinquedos, é um escultor australiano hiperrealista que utiliza efeitos especiais cinematográficos para criar obras de arte. São incrivelmente realistas e se não fosse o tamanho das esculturas seria fácil confundi-las com pessoas.
Tive oportunidade de ver essa exposição!!! JL.

Um comentário:

  1. Achei interesante essas informações , mas gostaria de saber do que são feitas as esculturas de Ron Mueck! obrigada.

    ResponderExcluir