quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Psico-Somaterapia. (Y. Requena). M.T.C.



A Madicina Tradicional Chinesa, explica a origem das doenças, por três tipos de causas: as cósmicas, as alimentares e as psíquicas.

As cósmicas, apóiam-se tal como o nome deixa transparecer, em questões relacionadas com a cosmogénese. E se facilmente constatamos, que as influências astrais são indiscutíveis em determinados casos, tais como, a coincidência dos enfartes com as erupções solares ou a dos ataques de loucura, com a fase da Lua Cheia, outras extrapolações não são facilmente digeridas pelos ocidentais, ainda que aconteçam com alguma percentualidade comprovante.
Questões culturais, no entanto, advertem-se de que não devemos pôr esta causalidade totalmente de parte, pois não temos a certeza exata de estar a entender a questão, pelo mesmo prisma dos orientais.

Quanto às causas alimentares, elas traduzem o mesmo ponto de vista dos dietistas ocidental, quando fala em má nutrição e em desequilíbrio alimentar, só que os chineses classificam os alimentos por sabores, ajustando-os aos órgãos que os tutelam pelo que se torna quase impossível, criar-se uma frente comum para as causas alimentares.

No respeitante às causas psíquicas, os chineses classificaram-nas de tal maneira que as grandes tendências do comportamento emocional se englobam perfeitamente no estudo feito pelo neuro-fisiologista Mac Lean, o qual distingue seis emoções principais, a saber:

*O desejo, que leva à procura.
*A cólera, que produz a agressividade.
*O medo, de que resulta a necessidade de proteção.
*A tristeza, que leva ao abatimento.
*A alegria, que faz nascer à gratidão.
*O afeto, que se manifesta pelo carinho.

Os chineses acreditam, que qualquer dessas tendências por si só, poderá vir a afetar não apenas o sistema, desorganizando-o, mas também muito particularmente o meridiano e o órgão respectivos, sobre os quais atua. Quando tal acontece, dá-se certo esvaziamento energético, que é altamente favorável à penetração de energias perversas, contendo em si agentes patogênicos. Cada órgão interno principal, ou seja, o fígado, o coração, o baço, o pulmão e o rim, são alimentados por sangue e energia.

O primeiro é conduzido através de vasos e a segunda por canais chamados meridianos. Só assim cada órgão, pode cumprir acertadamente, a sua função relativamente ao sangue, designadamente, o fígado depurá-lo, o coração distribuí-lo, o baço armazená-lo, o pulmão trocá-lo e finalmente o rim eliminar-lhe as impurezas.

Do ponto de vista da energia, ou seja, do chamado JING QI, sabe-se que cada órgão elabora uma energia específica essencial, que vai circular pelos oito meridianos curiosos e pelos doze vasos secundários, os quais se irão naturalmente ligar no final dos seus trajetos, aos doze meridianos principais. Todos os meridianos curiosos e restantes vasos têm  trajetos centrípetos. Partem de qualquer dos membros, vão ao órgão interno que lhes dá o nome, encaminham-se para o coração e ascendem ao cérebro. No coração, elabora-se com esse JING outra essência de natureza psíquica, sendo que consoante a origem do órgão que a elabora, tomará diferentes nomes, em virtude de servir também distintos fins.

Assim teremos o seguinte quadro:

No Fígado aparece o HUN, que governa o movimento psíquico de exteriorização e que se manifesta pela Cólera.
No Coração aparece o SHEN, que governa as emoções e que se manifesta pela Alegria.
No Baço aparece o YI, que governa a consciência e se manifesta pela Reflexão.
No Pulmão aparece o PO, que governa o movimento de interiorização e se manifesta pela Tristeza.
No Rim aparece o ZHI, que governa o instinto de conservação e que se manifesta pelo Medo.

O termo “Shen” traduz-se por “Alma Vegetativa”. Alma para dar um conteúdo metafísico, Yang ao seu princípio originário e vegetativo, para dar conteúdo metafísico e conseguentemente Yin.

Temos então que compreender, que qualquer excesso do órgão fígado, por exemplo, levará a um excesso de HUN e, portanto, a um comportamento colérico. Pelo contrário, se existir deficiência de fígado, também o haverá de HUN, o que levará a um comportamento tímido. Ansioso e pouco determinado.
A relação contrária é também verdadeira, ou seja, alguém que desenvolve a sua cólera, a sua agressividade, acabará certamente por perturbar o funcionamento do órgão fígado.

Temos de compreender que o JING do ponto de vista endocrinológico, deverá representar as secreções hormonais de cada órgão. No caso, por exemplo, do rim, (que como sabemos os chineses, relacionam com as gônadas) o seu JING deverá corresponder à secreção de testosterona e de progesterona, enquanto o shen representará as conseqüências sobre o comportamento psíquico, da secreção endócrina do ZHI.

Tudo isto nos parecerá ainda mais plausível, se estabelecermos um paralelismo entre o excesso do vento do fígado e o hipertiróidismo, que se revela por efeito da irritabilidade, originando enervamento, que é acompanhado de hipertonicidade muscular. Este mesmo excesso está também relacionado com a produção de foliculina, daí surgirem as mastites e as menstruações dolorosas.

Quer o JING, quer o shen circulam segundo a M.T.C., imaterialmente e de forma autônoma, pelos vasos sanguíneos e pelos meridianos, como acontece com as hormonas. Além disso, e contrariando a neuro-fisiologia ocidental, que considera o cérebro ou mais especificamente o tálamo, o hipotálamo e a hipófise, como os diretores do sistema neuro-endócrino, a M.T.C., estabelece, que é ao coração que cabe esse papel de grande controlador. De fato nós ocidentais cremos, que o coração é como que uma bomba hidráulica, que apenas tem por função manter ininterrupta, a circulação sanguínea. Acontece, porém, que o coração de que falamos, não é o órgão anátomo-fisiológico em si, mas outro, com uma estrutura imaterial, centro organizador energético, em perfeita comunhão com os meridianos na sua globalidade.

Chegados a este ponto temos de clarificar o seguinte: os ocidentais acham que tudo se organiza no cérebro, sendo este maestro do comportamento. Enquanto isto, os chineses acreditam que numa fase inicial, o comportamento é elaborado pelo coração e que só ulteriormente, ascenderá ao cérebro para ser executado.

Passando em revista todas as culturas tradicionalistas, vemos que elas estão todas em sintonia, desde o Yoga, que considera que o EU está alojado, no centro energético do coração, até a nossa própria cultura tradicional, que nos faz dizer frases como estas: “tem um coração enorme”, “tem um coração de santo”, expressões metafóricas, carregadas de sentido e que se complementam com o provérbio que nos diz ter o coração razões, que a razão desconhece, são ótimos exemplos do ascendente que o coração tem sobre o cérebro.

Voltando a M.T.C., temos de salientar a extrema importância do coração na fisiologia chinesa, tanto mais realçada, pela linguagem alegórica chinesa, em que é considerado, o Imperador, sendo todos os outros órgãos, ministros ou funcionários ao serviço do Imperador.

*Podemos, portanto, deduzir que o cérebro não tem liberdade total, de organizar os fenômenos bioquímicos e que estes são primeiramente, comandados pelo coração.
O Coração, em Medicina Tradicional Chinesa, é visto como o rei, o governante supremo e estabelece a ordem em todo o Sistema Corpo / Mente. Pertence ao elemento Fogo. Este é o elemento que irradia luz e calor. JL

4 comentários:

  1. Tia Joara, adorei a postagem. Muitíssimo interessante. Obrigada por dividir todo o seu conhecimento! Na quarta feira passei aí na loja mas você não estava. Qualquer dia desses passo aí de novo pra te ver. Um beijo enorme! Fabiana

    ResponderExcluir
  2. Fabi, minha doce e preferida...
    Fico feliz em saber que gostas-te do post. Tu sempre interage de uma forma inteligente, alegre e agradável, sabes que sou tua fã e isto é antigo...rs. Uma pena não encontra-la na 4 feira, pois adoro estar contigo. Fico na saudades...bsss
    P.S: Espero-te por cá ok? by

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ohh Tia, fico feliz com o teu carinho. E fique sabendo que eu também adoro estar contigo. Pode deixar que logo vou aparecer!! beijos!

    ResponderExcluir