segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Andy Warhol.


Andrew Warhola ou Andy Warhol (Pittsburgh, 6 de Agosto de 1928 — Nova Iorque, 22 de Fevereiro de 1987) foi um pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art. Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, ela operava com signos estéticos de cores inusitadas massificados pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, como de uma escala de cinquenta para um, transformando o real em hiper-real.

Ouvimos falar muito dessa sociedade capitalista, quando estudamos Adorno e Horkheimer,dos anos 20, e que cunharam o termo “indústria cultural” para designar essa cultura de massa. Adorno e Horkheimer falam do uso da propaganda para domesticação do imaginário coletivo, o fazem essencialmente ligando-a a ideia de que esta se vale de mecanismos que pretensamente ofereçam às pessoas aquilo que lhes falta, que aplaque suas angústias cotidianas.

À Pop Art, surgiu na Inglaterra, através de um grupo de artistas intitulados Independent Group. Os artistas e críticos integrantes do Independent Group lançam em primeira mão as bases da nova forma de expressão artística, que se beneficia das mudanças tecnológicas e da ampla gama de possibilidades colocada pela visualidade moderna, que está no mundo - ruas e casas - e não apenas em museus e galerias. É possível observar nas obras Pop britânicas um certo deslumbramento pelo american way of life.

Como muitos outros artistas da Pop Art, Andy Warhol criou obras em cima de mitos. Mas ele foi muito, além disso, realmente criou mitos. Como o exemplo de que Warhol talvez tenha contribuído mais para o mito de Marilyn Monroe do que Hollywood e as revistas populares juntos. Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley, Liz Taylor, Marlon Brando e, sua favorita, Marilyn Monroe, Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias; mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual. Da mesma forma, utilizou a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de Coca-cola e as latas de sopa Campbell.

*Andy Warhol foi o melhor em Pop Art, criando obras em cima de mitos... JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário