domingo, 13 de dezembro de 2009

CHÁ VERDE ( Camellia sinensis).

O chá verde é fonte de vitaminas e minerais que lhe conferem a capacidade de melhorar a imunidade, atuar como antiinflamatório, prevenir gripes e resfriados.

Chá verde – (Camellia sinensis) – Thes sinensis, arbusto da família das Teáceas, cultivado posteriormente na Índia, à palavra chá (tea, em inglês) vem do nome da planta.

Como surgiu o chá:
Conta-se que tudo começou no ano de 2737 a.C, quando Shen Nung era o imperador da China. E Le descansava sob a sombra de uma árvore. Seus servos haviam deixado uma vasilha com água fervendo para que ele tivesse o líquido limpo para beber. Uma brisa suave derruba algumas folhas que voaram para dentro do pote. O resultado foi um aroma delicioso que se espalhou pelo ar.
O imperador despertou e atraído pelo perfume agradável, aproximou-se. Vendo a mistura da água fervendo com as folhas caídas, ele não resistiu ao cheiro e provou. Experimentou e adorou!
O hábito de beber chá teria surgido assim, segundo a lenda.
O primeiro documento sobre a origem do chá, considerado de caráter técnico, foi o tratado de Lu Yu, assinado durante a dinastia Tang, no século oito. Nele, ficou sacramentado que a China seria o País responsável pela descoberta do chá.
A cultura do chá chegou ao Japão pelas mãos de monges budistas que estavam em viagem de estudos na China. Ao retornarem ao país de origem, levaram consigo algumas sementes da planta, que passou a ser cultivada também pelos japoneses.
Os tipos mais nobres do chá verde japonês vêm das folhas de árvores, parcialmente iluminadas pelo sol, que tem o nome genérico de tenchá. O gyokuro (gotas de orvalho), Poe exemplo, é considerado um dos mais nobres. Suas folhas são cobertas por uma tela antes da colheita, preservando a clorofila, proporcionando, assim um paladar mais doce e delicado. Os japoneses costumam bebê-lo na Cerimônia do Chá, denominada Chanoyu.
Há outras espécies consideradas menos nobres, mas mais populares e de preparo fácil. São eles: Kukichá, senchá, banchá, genmaichá e o hojichá. O chá verde é tão popular e tão apreciado pelos japoneses que se tornou o mais consumido do país.

O que pode fazer por si:
*Auxilia no metabolismo, acelerando-o com a liberação de ácidos graxos
*Auxilia no emagrecimento
*Prevenir doenças cardíacas, diminuindo o nível de colesterol ruim e aumentando o colesterol bom no sangue.
*Prevenir doenças circulatórias. Fortalecedor das artérias e veias.
*Controla a pressão alta.
*Evita que a gordura se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos.
*Atua como antiinflamatório, antigripal e também atua na prevenção de cáries.
*Tem efeito anticancerígenos, barrando a proliferação de células cancerígenas.
*É rico em flavonóides que são antioxidantes, ou seja, ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
*Regula níveis de açúcar no sangue.
*Facilita a digestão/ Possui ação refrescante, alivia o cansaço, é revitalizador.
*Contém Manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas B1, vit. B2, C, K, e ácido ascórbico.
*Age como diurético, eliminando o excesso de água do corpo, favorecendo a redução de peso.

Propriedades medicinais:
O chá verde é fonte de manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Considerado também como anticancerígeno por ser rico em bioflavonóides e catequinas que bloqueiam as alterações celulares que geram os tumores.
Outra substância benéfica presente na Camellia sinensis é o tanino, que tem ação anti-séptica e adstringente.

O consumo de chá verde também diminui o risco de infarto e arteriosclerose. Estudos sugerem que esse chá inibi o surgimento do câncer por ser rico em bioflavonóides e catequinas. Ele também é recomendado para auxiliar no tratamento da obesidade, além de ser um antioxidante poderoso.
O chá também pode contribuir para a proteção da pele e auxilia na proteção da pele contra os raios UV-B, responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele.

Como Preparar o Chá:
Há diversas formas de preparo do chá. Para preservar os princípios ativos da erva, coloque 1 litro de água para ferver e antes de iniciar a fervura, apague o fogo, Acrescente 2 colheres ( de sopa) da erva e abafe por 15 a 20 min. Depois coe e está pronto para consumo.
Quanto maior o tempo de infusão mais amarga ele se torna. Reduza o tempo de infusão para 3 a 5 min.
Apesar de um pouco amargo, ele não deve ser adoçado.

Finalidades:
O chá verde também se tornou um ingrediente da culinária. Trata-se de uma tendência gastronômico. Existe uma culinária com chá verde, chá preto, chá branco e diversos tipos de chá. Ele é supereclético, pode ser usado para tudo, pastelaria, sucos, molhos, bolos... Tudo maravilhoso a partir desta erva super-saudável.
Das folhas da Camellia podem-se obter várias espécies, as quais conhecidas são o verde, o preto e o branco. Antigamente, no entanto, não havia essa diversificação por cores, pois os principais fatores que diferenciam uma variedade da outra são a forma de colheita e o tipo de processamento empregado.

* Chá Verde, fonte de saúde, beba chá! JL.

Um comentário:

  1. Já ouvi falar bem do chá verde. ainda nao pude experimentar, só acho pra vender produtos feitos do cha e nao o chá.
    Antioxidantes só fazem bem pro corpo.

    ResponderExcluir