sexta-feira, 6 de julho de 2012

Açaí / Fruta que Chora.


Açaí e "uaçaí" são oriundos do tupi yasa'i, "fruta que chora", numa alusão ao sumo desprendido pelo seu fruto.
O açaí é um arbusto perene nativo da floresta tropical Amazônica, com frutas pequenas, redondas, de cor roxa escura.
O açaí foi primeiramente utilizado por tribos da Amazônia para diversos fins medicinais entre elas por possuir a capacidade de fortalecer o Sistema Imunológico, combater infecções, fortalecer e proteger o coração de doenças cardíacas, e até mesmo como um remédio natural para a disfunção erétil (impotência sexual). O açaí também sempre foi apreciado como um energético natural.

O açaí é uma fruta rica em vitaminas, minerais, proteínas, fibras e lipídios.
Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas A, C, E, D, K, B1 e B2.
O açaí também possui uma boa quantidade de minerais, fósforo, ferro e cálcio.

Açaí Para o Coração - Mesmo sendo conhecido pelo seu alto teor calórico, vale apostar no açaí pelos poderes que ele tem em relação a sua saúde. A quantidade de 100 gramas de polpa de açaí pode fornecer de 127 calorias, a polpa pura (sem xarope de guaraná). E quando a polpa é batida com xarope de guaraná, fornece 250 calorias. É um alimento muito saudável, pois contêm vitaminas, minerais, proteínas, fibras, antioxidantes e principalmente, é fonte de gorduras mono e poli-insaturadas que auxiliam na redução do colesterol e previne contra doenças cardiovasculares, como o infarto do coração e previnem até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física.
A antocianina, pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, possui grande capacidade de combate aos radicais livres, moléculas que destroem as células sadias do nosso corpo. 

Açaí é uma planta medicinal com efeito antioxidante, vasodilatador, antiinflamatório, tônico, energético, entre outros. Seu uso interno é feito através da culinária e seu uso externo em produtos cosméticos.

Efeitos Medicinais do Açaí: Saciedade, adstringente, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, depurativo, favorece a circulação sanguínea, melhora as funções intestinais, aumenta o nível de bom colesterol bem como diminuí o nível de colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico, tônico natural, vasodilatador, reposição energética, antioxidante, cicatrizante, fonte de ferro.

Apesar de agir diminuir a resistência insulínica, existem dúvidas sobre se a planta auxilia ou não no tratamento de diabetes, devido à alta quantidade de glicose presente em sua composição. Desta forma, ainda não existe um consenso sobre estes efeitos e uma possível indicação.

Indicações do Açaí: Diarréia, anemia, vermes, falta de energia, hemorragia, envelhecimento precoce, prevenção de doenças (cardiovasculares e câncer), anti-hipertensivo, disfunção erétil, dieta alimentar, infecções, auxilia tratamentos de doenças do fígado como: icterícia e cirrose.

*O açaí é considerado, por muitos, uma iguaria exótica, sendo apreciada em várias regiões do Brasil e do mundo.
Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas, já que as propriedades estimulantes presentes no fruto, são semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas. O açaí também ajuda na eliminação de resíduos do corpo, garantindo saúde para seus consumidores. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário