segunda-feira, 16 de julho de 2012

Jambo Vermelho (Eugenia malaccensis).


O mais conhecido dentre eles, o jambo-vermelho (Eugenia malaccensis), nasce em árvores grandes, de folhas também grandes, cuja copa tem uma forma piramidal. Suas muitas flores, lindas e coloridas de púrpura, rosa e lilás, quando caem formam sob as árvores um tapete purpúreo de belo efeito.

É uma árvore frutífera exótica, de origem asiática, da Índia e de algumas ilhas da Malásia, largamente cultivada nas regiões mais quentes do Brasil e em países de clima tropical. 
Os jambeiros são belíssimas árvores. Embora não sejam originárias da América, aclimataram-se tão bem às condições do trópico americano que parecem nativas da terra. Nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil são raro um pomar sem pelo menos um jambeiro. E ninguém se pergunta se ela é do lugar ou se veio de longe.

Os frutos, vermelhos por fora e alvos por dentro, têm um sabor doce que lembra o das peras, porém acrescido de um perfume forte de flor. Á casca é fina e a polpa, pouco suculenta, é consistente.

O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1, B2, minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.

Propriedades mediinas do jambo: Aestésica, duurética, distva, asmam escorbuto, doenças odontológicas, adstingentem antivírus, laxante, antibacteriana, antiviral, estomáquica.

Indicações: catarro nos pulmões, diabete, darréia, disenteria, enxaqueca, fungo, gases, herpes simples, leucorréia, queimadura. É eficaz contra a dor de cabeça, catarro e tosse.

Chás de folhas, raízes e cascas são indicados como laxativo ou purgativo. Das sementes é extraído um fluído, usado como antidiabético.

*O que se sabe sobre o jambo é que ele possui muitas vitaminas, minerais, antioxidantes e também fibras como a celulose que ajuda no funionamento do intestino grosso e evita a prisão de ventre. Ou seja, é saudável, mas não está assocido diretamente à cura da diabetes. JL 

3 comentários:

  1. Deus é Bom. Da terra dá o remédio para o homem e inteligência para utilizá-lo. Isso é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Como faço para extrair o fluido da semente, e como faço uso?

    ResponderExcluir
  3. Como faço para extrair o fluido da semente, e como faço uso?

    ResponderExcluir