sábado, 7 de julho de 2012

Sem Espaço Para A Insônia!


O organismo funciona de acordo com o ritmo circadiano, popularmente conhecido como ‘relógio biológico’. Ele influencia nosso reconhecimento do dia e da noite e altera a digestão, estado de vigília e o funcionamento do metabolismo. Quando há uma rotina de horário para deitar, o corpo reconhece esse momento como um tempo de descanso, e o sono vem com maior facilidade. Princípio inverso ocorre quando a rotina de sono é irregular.

Deite sem preocupações. Os problemas familiares e do trabalho devem ser resolvidos durante o dia. Levá-los para a cama pode deixar seu organismo em um estado de ansiedade que prejudicará ainda mais a qualidade do teu sono. Para evitar cair nessa armadilha, procure relaxar pelo menos duas horas antes de se deitar. Um truque eficiente é criar rituais para que a mente desligue dos problemas com facilidade, como ler um bom livro, por exemplo.

Praticar exercícios antes de pegar no sono não é uma boa pedida para quem tem insônia. Isso porque há uma descarga de adrenalina e de outros hormônios de resposta ao estresse que demora a se dissipar. Entretanto, os exercícios podem ser grandes parceiros do sono quando praticados até cinco horas antes de você cair na cama. Esse é o período no qual o metabolismo tende a baixar e seu corpo passa a entrar num estado de relaxamento. Sabemos que não existe apenas um tipo de insônia, mas vários tipos de "insônias". Elas geralmente decorrem da interação de diversos fatores como predisposição genética, fatores físicos, biológicos, mentais, psicológicos e sociais.

A cafeína é uma substância estimulante com ação direta no sistema nervoso central. Seu efeito é sentido até 15 minutos após seu consumo e sua duração no organismo não cessa antes de quatro horas. Para completar, dieta, sexo e peso corporal podem potencializar seu impacto no corpo. Por essa razão, quem tem dificuldades para adormecer deve evitar alimentos ricos em cafeína nas seis horas que antecedem a hora de dormir. É importante lembrar que a substância também é encontrada em grandes quantidades no chocolate, nos chás e em refrigerantes â base de cola.

Outro ritual que colabora para que o corpo abandone o estado de alerta é consumir um chá quente antes de dormir. Nessa hora, uma boa opção de erva contra a ansiedade é a melissa, valeriana, passiflora, erva cidreira etc... que possui efeito calmante. Faça exercícios respiratórios, relaxa o corpo e a mente.

Não enrole na cama. Esqueça aquela história de ficar contando carneirinhos. Se a insônia bater à porta e persistir em continuar, a dica é não fazer hora na cama e muito menos assistir televisão. O melhor a fazer é levantar, tomar mais um chá morno e esperar o sono chegar. Tentar dormir a todo custo só o deixará mais preocupado, o que pode reduzir ainda mais suas chances de ter uma boa noite de descanso. O que ajuda você a tratar a insônia é: meditação, massagens, acupunctura, aromaterapia.
Há, não esqueça, reze para teu anjo da guarda!

‘Até da insônia o pensamento tira proveito. Como? Pensando’.

*As noites em claro enfraquecem as defesas naturais do organismo, prejudicam a produção de alguns hormônios e estão intimamente vinculadas à reincidência da depressão. Pessoas com insônia crônica têm pior memória, mau humor, raciocínio mais lento, maior irritabilidade e cosequentemente uma piora na qualidade de vida, principalmente no ambiente de trabalho. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário