sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lichia / Litchi chinensis Sonn.


A Fruta Chinesa Que Tem Tudo Para Cair no Seu Gosto...

A lichia vem de uma representante da família Sapindaceae, à qual pertence também o guaraná.
Que tal incrementar a sua dieta com uma fruta deliciosa e com pouquíssimas calorias? Essa é a lichia, uma fruta de origem chinesa que é leve e com baixo valor calórico.
Uma unidade da fruta tem apenas 6 calorias, o que representa 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia. Ou seja, de devorar dez unidades suculentas, apenas 60 calorias se depositarão no seu corpo.

A lichia tem grande poder como antioxidante. Os japoneses ainda apontam mais argumentos a favor da lichia. Um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo. O efeito se deve â cianidina: um pigmento que garante a cor avermelhada a casca da fruta, mas também está presente na polpa.

Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C, com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito bem doce. A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce.

É bom lembrar que, como toda fruta que possui vitamina C, quando exposta à luz a substância se perde. Então a melhor maneira de armazenar a fruta é em locais escuros e arejados. Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio, que atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral. O potássio também é conhecido por seu poder anticãimbras e, Poe quem prática atividade física.

Atenção e cuidado com os rins. Rica em potássio (170 mg por 100 g de polpa), deve ser consumida com moderação por quem tem disfunções renais, já que a alta concentração desse elemento no sangue pode alterar o funcionamento do órgão.

A cultura milenar chinesa atribui à lichia uma série de benefícios para a saúde, apesar de ainda não serem comprovados pela ciência.
O chá da casca é consumido no combate à diarréia e às erupções na pele causadas por varíola.  

A semente, por conta de suas propriedades adstringentes, é transformada em pó e usada para se que tenha poder analgésico.
Comer lichias frescas com moderação pode aliviar a tosse.
A lichia contém: carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina.
 
*Além de levíssima, a lichia é uma ótima aliada no emagrecimento graças a uma substância que regula as células de gordura. Guarde o nome dela: cianidina. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário